quinta-feira, 6 de junho de 2013

Experiência com Deus = o Deserto é também Caminho



“O levarei ao Deserto e lhe falarei ao coração”.
(Oséias 2,16)

A única maneira de vivificar as coisas de Deus é vivificando o coração. Quando o coração se povoa de Deus, os fatos da vida se enchem do encanto de Deus, e o coração se vivifica no deserto, porque é este um tempo forte dedicado a Deus, em silêncio, solidão e penitência.



— Salve os “tempos fortes” e eles te salvará!

Esta afirmação tem sentido para:

* Recobrar o “equilíbrio emocional”, a unidade interior, a serenidade e a paz.


* Ter uma experiência do absoluto de Deus. No deserto estamos presentes, sozinhos diante de Deus. Experimentamos o amor gratuito de Deus. O Pai me ama sem um porque, sem um para que; sai ao meu encontro e me guia quando passo por trevas e noites escuras da fé: eu só tenho que “deixar-me encontrar e amar por Ele”.



* Reencontrar com a autenticidade e a verdade tanto a respeito de nós mesmos, como da sociedade. Sozinhos diante de Deus, não ficam enganos nem máscaras. A ambigüidade de nossas motivações e de nossas “generosidades” saem flutuando e nos vemos tal como somos, ou melhor, tal como Deus nos vê.

- Aprender a perdoar e calar diante do irmão. O deserto nos ensina a amar verdadeiramente.


A história da humanidade espera, com paciência, o triunfo do homem menosprezado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário