terça-feira, 30 de abril de 2013

Evangelizar é preciso!


 
As Escrituras Sagradas fornecem ensinamentos para a caminhada do Povo de Deus.

Evangelização

Literalmente significa a ação de anunciar o evangelho. Evangelização é a ação através da qual se pretende influenciar as outras pessoas a viverem de acordo com a proposta de Jesus de Nazaré.

No Evangelho, Jesus se apresenta como o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas (cf. Jo 10, 1-21)

O papa Paulo VI, na encíclica Evangelii Nuntiandi, número 19, traduz a ação evangelizadora da Igreja da seguinte forma: “Para a Igreja não se trata tanto de pregar o Evangelho a espaços geográficos cada vez mais vastos ou populações maiores em dimensões de massa, mas de chegar a atingir e como que a modificar pela força do Evangelho os critérios de julgar, os valores que contam, os centros de interesse, as linhas de pensamento, as fontes inspiradoras e os modelos de vida da humanidade, que se apresentam em contraste com a Palavra de Deus e com o desígnio da salvação” (grifo do autor).
A definição é contundente e esclarecedora. Enfatiza a evangelização como uma ação com finalidade de transformar a pessoa, a comunidade e a sociedade para que vivam de acordo com a Palavra de Deus, não de qualquer modo, mas pela força do evangelho. O evangelho é, portanto, a referência central da ação evangelizadora.



Nenhum comentário:

Postar um comentário