terça-feira, 30 de abril de 2013

A Vivência Pastoral





Prática que nasceu já nas sociedades nômades, a pastoral diz respeito ao conjunto das atividades do pastor. Está relacionada ao desenvolvimento de habilidades para domesticação de animais, reprodução e controle do rebanho. Ao pastor cabia o cuidado do rebanho. Atividade que exigia conhecimento das preferências dos animais, dos melhores terrenos e pastagens, das fontes de água, dos hábitos dos predadores, das formas de conduzir às melhores pastagens, entre outros.
A Pastoral também suscita a vivência da Oração,
através de Jesus que o nosso Intercessor junto do Pai.
 
Não tardou para que a pastoral fosse utilizada como metáfora da função do mestre religioso em relação aos discípulos e a todo o rebanho de fiéis. A pastoral se transformou em sinônimo de participar de uma missão comunitária definida. O ingresso na comunidade acontece por opção e um ritual de compromisso, que sela a passagem da situação anterior para a nova. A partir desta marca o indivíduo se torna parte de um povo.
A vivência nos remete à uma experiência integrada, quando feita na entrega.
Pastoral remete, assim, à opção por um modo de vida marcadamente comunitário. O ingresso na comunidade marca uma mudança de vida, a partir da qual a pessoa se torna participante da realização de uma missão. A sua realização pessoal está diretamente relacionada à missão da qual faz parte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário