sexta-feira, 3 de maio de 2013

Somos desafiados à Crescer no Conhecimento


Escola em Pastoral: ressignificação de alguns conceitos
por Rodinei Balbinot
[in: EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – fundamentos da escola em pastoral, 2010, pp. 45-52.]


Educação
A palavra educação tem duas principais raízes etimológicas latinas: educare e educere. Educare significa criar, alimentar. Educere quer dizer conduzir de dentro para fora.

Educação compreende uma inter-relação interpessoal significante – de fora para dentro e de dentro para fora. Significante porque as pessoas interferem umas nas outras e constroem sentidos que podem vir a mudar a visão de mundo e, deste modo, mudar também a sua prática.

A natureza da ação educativa pode ser vista como uma interação cuja objetividade somente existe no seu próprio ato. O que se pode ver, porém, não é tudo o que ela significa.

Educação é uma experiência, não um objetivo tangível. Não há algo a que possamos olhar, tocar e dizer: eis aqui a educação. Existe um vai-e-vem de mensagens, um conjunto de relações através das quais trocamos, construímos e reconstruímos sentidos. Instrumentos, recursos e estratégias auxiliam na organização desta experiência, mas as pessoas é que a vivem, constroem e reconstroem. (...)

A educação é, no fundo, como o mistério. Mostra-se, deixa-se experimentar, mas, ao mesmo tempo, esconde-se e provoca o desejo de busca e superação. A racionalidade pedagógica encontra-se, aqui, com uma de suas questões fundamentais, qual seja, há sempre mais do que ela pode explicar. E isso deixa aberta a possibilidade de crescimento e superação. É como se quiséssemos tocar o horizonte. Olhamos do ponto onde nos encontramos e caminhamos a fim de alcançá-lo, mas, quando chegamos lá, ele já se colocou mais além.









Nenhum comentário:

Postar um comentário