sexta-feira, 22 de março de 2013

COLÉGIO SÃO JOSÉ

Colégio São José: modelo de trabalho e gestão de qualidade. Um dos Colégios que compõe a Rede Santa Paulina.


UMA ESCOLA EM PASTORAL:
UM MODO DE TODA A ESCOLA SER

O futuro da educação parece indicar para uma confluência da tradição, valores/atitudes e espiritualidade com profissionalismo e excelência no ensino.
Quando falamos em espiritualidade, ponto de gravidade da escola em pastoral, a entendemos como a tradução da pedagogia do amor em um modo de ser da escola. Para a Rede Santa Paulina, a pedagogia do amor tem suas raízes na tradição cristã e se atualiza no dinamismo do mundo. Deste modo, agimos para potencializar as forças que foram conquistadas ao longo da história e para avançar ainda mais no profissionalismo e na espiritualidade com foco na excelência.
Igreja Matriz de Itajaí: Paróquia do Santíssimo Sacramento. Próximo e junto ao Colégio São José, a Igreja simboliza a história e tradição Cristã em nossa Cidade e na Arquidiocese.

O termo escola em pastoral quer traduzir um novo paradigma para a escola. Escola em pastoral refere-se à perspectiva de uma escola, toda ela pensada e operacionalizada integrando as dimensões pedagógica, administrativa, financeira, educacional e pastoral. A dimensão pastoral, aqui, está relacionada a uma perspectiva de gestão cristã que combina as exigências de qualidade na entrega do serviço com as exigências de qualidade nas relações, embasadas na pedagogia do amor.
Crianças do Primeiro Ano e Jovens do Ensino Médio interagindo em uma Vivência.

Adolescentes do 5º Ano refletindo sobre Família, Escola e Sociedade...
Juventude em um dos momentos de dinâmica em grupo.

A espiritualidade, enquanto eixo do processo de ensino-aprendizagem, compõe cada uma das ações, planos e projetos da escola.

 Atividades da Pastoral Escolar:
·        Vivências
·        Grupo de Jovens
·        Orações
·        Celebrações da Palavra e Eucarística
·        Retiros
·        Palestras
·        Ação Social
·        Projetos Sociais

 Coordenação: Reinaldo João de Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário