Escola
em Pastoral: ressignificação de alguns conceitos
por Rodinei
Balbinot
[in: EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – fundamentos da escola em pastoral,
2010, pp. 45-52.]
Educação
A palavra educação tem duas
principais raízes etimológicas latinas: educare e educere. Educare significa criar, alimentar. Educere quer dizer conduzir de dentro para fora.
Educação compreende uma inter-relação
interpessoal significante – de fora para dentro e de dentro para fora.
Significante porque as pessoas interferem umas nas outras e constroem sentidos
que podem vir a mudar a visão de mundo e, deste modo, mudar também a sua
prática.
A natureza da ação educativa pode ser
vista como uma interação cuja objetividade somente existe no seu próprio ato. O
que se pode ver, porém, não é tudo o que ela significa.
Educação é uma experiência, não um
objetivo tangível. Não há algo a que possamos olhar, tocar e dizer: eis aqui a
educação. Existe um vai-e-vem de mensagens, um conjunto de relações através das
quais trocamos, construímos e reconstruímos sentidos. Instrumentos, recursos e
estratégias auxiliam na organização desta experiência, mas as pessoas é que a
vivem, constroem e reconstroem. (...)
A educação é, no fundo, como o
mistério. Mostra-se, deixa-se experimentar, mas, ao mesmo tempo, esconde-se e
provoca o desejo de busca e superação. A racionalidade pedagógica encontra-se,
aqui, com uma de suas questões fundamentais, qual seja, há sempre mais do que
ela pode explicar. E isso deixa aberta a possibilidade de crescimento e
superação. É como se quiséssemos tocar o horizonte. Olhamos do ponto onde nos
encontramos e caminhamos a fim de alcançá-lo, mas, quando chegamos lá, ele já
se colocou mais além.
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